sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Apelo ao orgasmo para atrair eleitores

Stella Galvão*

Será que o brasileiro típico de classe média, conservador em matéria de sexualidade, se deixaria tocar pela campanha eleitoral cujo slogan é 'Votar é um prazer'? A ideia inusitada, e original, está sendo disseminada pelo Partido Socialista Catalão (Catalunha, região da Espanha), que aposta as fichas na reeleição de José Montilla à presidência do governo autônomo catalão.


No vídeo, lançado pela Juventude Socialista da Catalunha, o ato de votar se assemelha ao orgasmo, que é simulado durante todo o processo de votação, da conferência dos dados junto aos mesários ao depósito do voto na urna. O vídeo se encerra com a mulher exibindo uma aparência satisfeita, e a frase “Votar é um prazer”. O humor é garantido pela expressão de surpresa e espanto dos mesários diante do evidente estado alterado da eleitora.

A campanha, como seria de se esperar quando o assunto envolve sexualidade, causou polêmica na Espanha. Alicia Sánchez-Camacho, candidata da oposição conservadora, o Partido Popular da Catalunha, disse que o vídeo fere a dignidade das mulheres. A ministra da Igualdade, socialista Bibiana Aido, classificou a propaganda de "enganosa", numa interpretação que beira o ridículo. Bibiana alegou se o orgasmo não tivesse sido encenado, as urnas gritariam de eleitores. “Se fosse verdadeira, a participação eleitoral aumentaria muito, mas acho que estamos lidando com uma propaganda enganosa", afirmou.

José Montilla, potencial beneficiado com a onda orgásmica atrelada à eleição, reagiu com bom humor ao vídeo. “Se encoraja as pessoas a votar, é uma coisa boa.” O líder da coalizão Verde da Catalunha, Joan Herrera, preferiu pecar por sinceridade. Disse que seria “muito difícil chegar ao orgasmo votando por qualquer um dos candidatos, eu incluído”. As urnas serão abertas no dia 28 de novembro. Até lá, a Catalunha estará nos noticiários ao redor do mundo por obra da criativa peça de marketing dos socialistas.

A Catalunha, região autônoma a nordeste da Espanha, é mundialmente conhecida por ter legado arte de primeira à humanidade. Lá nasceram, por exemplo, Salvador Dalí e Joan Miró, dois grandes nomes do Surrealismo, movimento que deslocou o fantástico universo dos sonhos para as artes plásticas. A capital é Barcelona, o destino turístico mais visitado da Espanha. Lá se encontram também as monumentais igrejas projetadas pelo arquiteto Antonio Gaudí.

* Com informações da BBC.

Um comentário:

  1. confesso que não vim falar sobre a postagem, mas também não vim para dizer isso. tenho um presente pra você no meu blog, espero que goste. um beijo! ;*

    ResponderExcluir